Empreendedorismo sustentável é um movimento cada vez mais indispensável em um mundo que vem passando por inúmeras transformações sociais e ambientais que afetam a todos de alguma maneira.
Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, revelou que 87% dos brasileiros preferem se relacionar com marcas com práticas sustentáveis. Ou seja, os consumidores estão atentos ao posicionamento e atividades de pequenas, médias e grandes empresas. Mas para entender melhor o que é o empreendedorismo sustentável, como praticá-lo e seus benefícios, leia esse post até o final.
O empreendedorismo sustentável é um conceito que baseia-se na premissa-chave de que os empreendedores têm potencial para criar valor econômico, social e ecológico por meio da sua atuação empresarial.
Isso porque o empreendedorismo sustentável tem foco na preservação da natureza, no apoio à vida, na comunidade, e também na busca de possibilidades percebidas para trazer à existência de futuros produtos, processos e serviços.
Nesse sentido, em vez de tentar minimizar os danos sociais e ambientais, o empreendedorismo sustentável procura regenerar o meio ambiente e implementar mudanças sociais positivas, além da simples geração de riqueza econômica.
Com uma gestão humanizada, os ganhos financeiros são importantes no empreendedorismo sustentável. Entretanto, eles devem estar sempre alinhados e conectados com comprometimento e responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente.
Isso porque esse modelo de negócio não considera apenas metas e números, mas tem preocupação com as pessoas e o meio ambiente que são afetados por seus projetos, produtos e serviços.
Ou seja, o empreendedorismo sustentável tem sua relevância através das suas ações que impactam direta ou indiretamente o comportamento dos seus consumidores. Assim eles se tornam mais conscientes quando entendem o verdadeiro significado do que é ser sustentável.
Dito isso, é possível afirmar que o empreendedorismo sustentável pode contribuir de diversas maneiras para uma qualidade de vida melhor da população no futuro, além de possibilitar que o planeta tenha seus recursos naturais preservados.
O empreendedorismo sustentável tem como objetivo principal conectar a lucratividade de uma empresa ou empreendedor autônomo com ações e estratégias de responsabilidade social. Desta forma, cria soluções para transformar o uso de recursos naturais do meio ambiente.
Além disso, o empreendedorismo sustentável praticado pelas empresas e profissionais pode funcionar como uma grande rede que exerce um poder de influência positiva diante de seus parceiros, colaboradores, e clientes.
Afinal, é fato que a sustentabilidade está em foco no mundo dos negócios e é vista com bons olhos. Nesse sentido, cada iniciativa em prol da sustentabilidade beneficiará, a longo prazo, toda a sociedade e o meio ambiente.
Ou seja, ao ser um empreendedor sustentável você assume um papel fundamental na prática de hábitos sustentáveis. E, consequentemente, permite que mais e mais pessoas adotem esse conceito e façam a mudança que o mundo precisa.
O tripé da sustentabilidade refere-se à combinação de benefícios econômicos, sociais e ecológicos como uma situação de ‘ganha-ganha’ para os negócios, sociedade e, claro, meio ambiente.
Em outras palavras, empresas que praticam ou desejam praticar um empreendedorismo sustentável devem incluir ações assertivas. Isso vale tanto para movimentar quanto para envolver a todos da empresa em todos os processos de sustentabilidade, articulados do início ao fim.
Mas para entender melhor o quanto o empreendedorismo sustentável pode beneficiar as empresas, listamos 5 razões concretas:
Entretanto, esses benefícios só chegam quando realmente se aplica métodos sustentáveis e atitudes sustentáveis. Do contrário, a mudança não acontece e a vontade de empreender com sustentabilidade não sai da gaveta e do discurso.
Para servir de inspiração para você implementar práticas sustentáveis no seu negócio, separamos três reconhecidas marcas que praticam o empreendedorismo sustentável já há bastante tempo. Confira:
Faber-Castell: A Faber-Castell adotou uma postura sustentável que é exemplo para muitas empresas, sendo considerada uma das líderes mundiais na produção de lápis ecológico de madeira de reflorestamento.
Natura: Uma das principais marcas de cosméticos do Brasil, a Natura tem 80% de seus produtos de origem vegetal, sendo a matéria-prima retirada da Amazônia. Em 2017, a linha “Ekos” foi distribuída em embalagens reaproveitadas de 6 milhões de garrafas PET e cerca de 48 mil toneladas de papel, produzindo, assim, um menor volume de plástico.
A partir desses exemplos é possível entender como o empreendedorismo sustentável pode ser praticado em qualquer empresa, independente do ramo da marca ou serviço. A sustentabilidade está na educação, na moda, na beleza e em tantos outros segmentos.
Empresas e novos empreendedores podem ter muitas dúvidas ao planejar aderir o empreendedorismo sustentável. Por isso, para ajudá-lo a tornar o seu negócio mais sustentável e inclusivo, destacamos ações simples, mas muito importantes para você alcançar o equilíbrio ambiental.
Depois dessas dicas, você conseguirá ter muito mais clareza no seu posicionamento e ações para a sua empresa.
A Rede Jardim Secreto exerce e promove um empreendedorismo sustentável que estimula toda a comunidade. Além disso, fomenta o senso coletivo e contribui para impulsionar ainda mais atitudes positivas em prol do meio ambiente.
Para entender melhor o trabalho desenvolvido pela Rede Jardim Secreto, acesse o site.
Acesse também as redes sociais Instagram e Facebook, e o canal oficial na Feira Jardim Secreto no Youtube.
Para continuar acompanhando o conteúdo da Rede Jardim Secreto, fique ligado(a) aqui no blog.