Campanha mar/23: Mulher e empreendedora

No dia das mulheres convidamos três mulheres da nossa Rede pra falar sobre os desafios de ser uma mulher e empreendedora em uma sociedade patriarcal. Vem conhecer a produção ética e sustentável de cada uma delas, e não se esqueça, nesse dia e sempre: COMPRE DE MULHERES!


Por que você decidiu abrir seu próprio negócio?

Camila – About Above: Depois da trabalhar muitos anos no mercado coorporativo por trás de grandes marcas de surf e streetwear eu sentia que precisava de algo a mais, algo que me trouxesse mais propósito e fosse de encontro com tudo o que eu acreditava. A About Above foi criada com a ideia de ser um projeto sustentável e que abraça todas as mulheres.

Nossa matéria prima principal na linha praia é a lycra biodegradavel, um projeto que vai contra o consumo sem pensar e que pensa na cadeia produtiva como um todo.

Cami – Gloriosa Pimenta: Decidi empreender inicialmente por necessidade, me vi numa cidade/estado distante da família e um vírus mortal do lado de fora, sem escolas, com contrato de trabalho interrompido, me agarrei A Gloriosa Pimenta com todas as minhas forças! Não imaginava onde poderíamos chegar… nunca tive um sonho em Empreender, trabalhei quase 15 anos em RHs de empresas dentro de uma caixinha, e adorava! Hoje não me vejo mais da mesma forma. Aprendi e aprendendo todos os dias a ser criativa, ter resiliência e acreditar no coletivo.

Diana Córdoba Design: Desde muito cedo surgiu essa necessidade, foi algo natural, os desafios da vida iam surgindo e minha criatividade aflorava, principalmente após a maternidade.


2. Quais os desafios de ser uma mulher empreendedora? Você identifica vantagens?

Cami – Gloriosa Pimenta: As mulheres, em pleno 2023, ainda são vistas como sensíveis e emocionais, dando assim descrédito ao empreender, e de acordo com pesquisas o acesso ao crédito é muito mais difícil quando você é mulher. As multitarefas da rotina, faz com que a empreendedora tenha menos horas dedicadas ao empreender, a falta de divisão e rede de apoio nas tarefas diárias, “roubam” nossa criatividade e energia, e quando falamos de mulheres pretas e ou mães solos, a estatística agrava por muito mais.

“De acordo com pesquisas o acesso ao crédito é muito
mais difícil quando você é mulher.” por Cami Rodrigues

Ainda sim vejo inúmeras vantagens em ser empreendedora, desde ter autonomia do meu trabalho, ter voz na criação de ideias e não ser descartada quando sua intenção e planejamento familiar é ser mãe.

Diana Córdoba Design: Acho um desafio SER mulher na sociedade em que vivemos, empreender é revolucionário mesmo, é furar a bolha. A vantagem é que nesse movimento você inevitavelmente vai encontrar outras mulheres fortes pelo caminho e essa rede de apoio dá muita sustentação.

3. Por que você acredita ser fundamental estimular as mulheres no empreendedorismo?

Cami – About Above: Precisamos cada vez mais dar voz as mulheres, independencia financeira e oportunidades. Já existem inumeras mulheres que são independentes mas precisamos mostrar mais e mais exemplos, dar apoio e espaço para que todas possam alcançar seus objetivos.

Diana Córdoba Design: Empreender é sair da trajetória imposta, do padrão de fazer o que se espera porque é bom para muita gente mas é péssimo pra você. Quebrar ciclos de gerações, sair do lugar de passividade e exigir seu direito de escolha, de se expressar no mundo, de ser você mesma.

 

4. Qual dica você daria para uma mulher que sonha em começar a empreender?

Cami – About Above: Busque seus sonhos, corra atrás, e se organize para que isso aconteça. Existem barreiras e muitos obstáculos no caminho, mas nada pode parar o nosso sonho e a vontade de vencer!

Cami – Gloriosa Pimenta: Saiba escolher uma área que você se identifique, que tenha intimidade em alguns processos, porque no decorrer desse sonho, você terá que aprender a fazer de tudo um pouco. Por isso a segunda dica é: Capacitação. Além de ter um planejamento financeiro para tirar sua ideia do papel, porque isso vai te dar certa tranquilidade para ser criativa e tomar decisões.

Crie uma rede, que seja de apoio, de colaboração, principalmente com mulheres, que possam te inspirar, ouvir e te levantar!

 

Conheça os produtos feitos por cada uma delas 🙂